#1 Apresentação

O início do blog

Antes de mais nada preciso me apresentar: sou Amanda, advogada, com pós graduação e especializações em “Direito Penal, Processual Penal e Criminologia” (Escola Superior de Advocacia da OAB/SP), “Direito Médico, Odontológico e Hospitalar” (Escola Paulista de Direito) e em “Direito da Medicina” (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – Portugal).

Minha atuação profissional tem sido focada no Direito Médico e Odontológico (desde formada! veja aqui), na defesa de médicos, dentistas e outros profissionais da área da saúde.

Contudo, meu “micronicho” favorito é o Direito Penal Médico.

O direito penal sempre foi meu “lugar cativo”, onde encontro tudo que gosto (filosofia, sociologia, criminologia) e que também me ajuda a ver o mundo da saúde (e as pessoas!) de outra forma.

Nós, como humanos, somos suscetíveis a falhas e… bem, é natural que a nossas ações sejam cautelosas e norteadas para prevenir esses erros.

Foi pensando assim, numa espécie de compliance médico (de prevenção de riscos e adoção de boas práticas), que me aproximei de assuntos muito caros a todos os profissionais da saúde – como gestão de qualidade, segurança do paciente, prevenção e gestão de riscos.

Atuar apenas de forma reativa, defendendo o profissional quando ele já está com um problema gigante no colo é tão complicado! Porque não prevenir?

Diante disso, resolvi voltar para a escola: dei início a minha segunda formação, agora em gestão hospitalar, além de investir em cursos sobre melhoria de qualidade e segurança do paciente.

 

Mas o que isso tem a ver com o blog? Para que ele existe?

Hoje administro uma clínica médica, além do meu trabalho regular como advogada, e vejo os desafios enfrentados.

Desde gestão de pessoas, fluxo, necessidade de rotinas bem adaptadas, licenças regulares, cuidados com medicamentos, profissionais preparados… Absolutamente tudo influi não só para a prevenção de risco (não vamos focar apenas em não querer um processo judicial, administrativo ou ético, ok?), mas para o bom atendimento ao paciente, para o sucesso do negócio etc.

Assim, inspirada no blog “Not Running a Hospital” do Paul Levy, CEO de um grande hospital que compartilhava pensamentos e experiências na gestão hospitalar, liderança, treinamento e que infelizmente cessou seus posts em 2016, resolvi criar esse espaço.

Um espaço mais informal, despido da seriedade jurídica. Um lugar para compartilhar experiências, notícias… Espero que seja bem produtivo!

Até breve,
Amanda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *